quinta-feira, 28 de agosto de 2008

16º Circuito de Natação de Mar do Algarve

Terminou na praia dos pescadores em Albufeira o 16º Circuito de mar do Algarve, com uma temperatura da água na ordem dos 16 a 17°C, algo pouco usual para a época, constituido por 7 provas, das quais apenas as seis primeiras entraram na contabilidade do Ranking final, calculado pelo somatório das quatros melhores pontuações de cada atleta.


Daniel Viegas do Clube de natação da Amadora e Catarina Simões do Clube de Natação de Olhão foram os vencedores absolutos do circuito.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Nuno Vicente e a travessia do Canal da Mancha

O Nadador do Clube de Natação de Torres Novas Nuno Vicente concluiu no passado dia 15 de Agosto o maior desafio mundial de provas de Águas Abertas, a Travessia do Canal da Mancha.


A ESPERA

A travessia do “Vice” estava marcada entre os dias 9 e 15 de Agosto, sendo que o dia e hora da partida são definidos pelo piloto da embarcação, que em função do vento, marés e correntes, opta pelo momento e traça a rota da travessia.
Tanto o piloto como o observador oficial da Associação do Canal referiram que nunca tinham visto um mês de Agosto tão mau. No dia anterior a partida do Nuno registaram-se ventos na ordem de 80 km/h no canal, com forte ondulação. No entanto, após consulta das previsões e confirmação do piloto esperávamos uma aberta com possível partida no dia 14 de Agosto às 23h30, rectificada ligeiramente na véspera antecipando a partida pelas 22h00.
O “ Vice” foi o único nadador a partir nesse “janela” e apesar de obrigar a 8 horas de nado nocturno esta decisão revelou-se acertada uma vez que a única alternativa apontava para uma partida no dia 15 às 8h00 e as condições verificadas nesse horário eram piores.

A PARTIDA E O ENJOO

Tal como combinado, estava tudo pronto para o embarque no dia 14, às 21h00 no porto de Dover de onde íamos seguir para uma praia (meio caminho entre Dover e Folkstone) numa viagem com muita ondulação, feito num ritmo muito lento e que marcou o início dos enjoos. Esse facto marcou o desempenho do nadador do CNTN que não conseguiu recuperar do enjoo.

TRAVESSIA SEM COMBUSTÍVEL…

A primeira hora de travessia foi marcada pela constante ondulação e intervalos muito curtos entre ondas que não permitiram a recuperação do enjoo, no entanto, o Nuno imprimiu um óptimo ritmo de nado, com uma média de 64 braçadas por minuto o que era excelente.
Os abastecimentos (constituídos por gel, bebida isotónica e água) foram programados para aconteceram de 25 em 25 minutos nas primeiras 4h15 de nado (a excepção do primeiro que aconteceu ao fim de 30 minutos).
Logo na terceira paragem, com 1h20 de nado, aconteceram os primeiros vómitos do Nuno que só cessaram quando ele tomou a decisão, pelas 8h00 de nado, de ingerir apenas chá, uma vez que vomitava constantemente após a ingestão do principal elemento do abastecimento, o gel.
Este facto condicionou o desempenho do Nuno, que teve que nadar a maior parte da travessia sem “combustível”.

…MAS COM EXCELENTE RITMO.

Apesar desta enorme condicionante o Nuno manteve um excelente ritmo de nado, sempre com uma frequência de 63/64 braçadas por minuto, que levaram o nosso experiente observador (acompanha travessias há 20 anos!) a afirmar (pelas 5h00 de nado) que o Nuno iria concluir a travessia em menos de 10 horas.

CORRENTE NÃO APARECEU.

Apesar de apreensivos pelos constantes vómitos do “Vice”, a Filipa (namorada) e o eu estávamos tranquilos, tanto pelas previsões do experiente observador, como pela grande lucidez revelada pelo nadador aquando dos abastecimentos que teve momentos de humor aquando dos cruzamentos com as enormes embarcações de cargo, afirmando que ia tentar fazer uma viragem no casco dos mesmos (tal com acontece num anuncio televisivo de uma famosa marca desportiva).
A fim de 9h30 de nado e quando parecia que já estávamos perto (não só se via a costa francesa como também víamos nitidamente a praia) o Nuno começou a baixar de ritmo numa altura em que já apenas ingeria chá há 1h30 minutos para evitar os constantes vómitos.
Para dificultar ainda mais esta difícil tarefa, o trajecto idealizado acabou por não ser o melhor uma vez que a corrente favorável nunca apareceu e os quilómetros adicionais a que obrigou foram uma perca de tempo e energias.
Com consciência plena destas situações, França mesmo ali, e sem nada no estômago há quase 10 horas, o Nuno, certo que ira concretizar o objectivo principal que era a conclusão da travessia optou por imprimir o ritmo possível e nadar até a praia (que parecia nunca mais chegar) sem preocupações com o tempo final.

DESAFIO TRANSFORMADO EM CONQUISTA COM INVULGAR ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO.

O objectivo principal foi assim alcançado, em grande sofrimento pelo “Vice” que lamentou apenas o facto de não ter desfrutado da travessia como ele queria devido ao enjoo.
A persistência deste nadador é a maior lição que podemos tirar desta Travessia. Apesar de efectuar a travessia em condições indescritíveis, com enorme sofrimento o Nuno manteve um espírito positivo que lhe permitiu manter-se a nadar até alcançar o objectivo principal.
Estou certo que pouquíssimos nadadores teriam conseguido concluir esta Travessia com estas condicionantes e chegou a passar-me pela cabeça que teria que retirar o Nuno da água. Estes meus pensamentos desapareciam em cada paragem do Nuno, que embora fisicamente afectado estava perfeitamente lúcido, após mais de 10 horas de nado maioritariamente nocturno, sem nada no estômago, em água a rondar os 16ºC.
E assim o nosso capitão “Vice” transformou este enorme desafio numa tremenda conquista!

Obrigado por tudo o que nos transmites!
Obrigado por nunca desistires “Vice”!



Texto de Pascoal Mendes, publicado por CNTN - Clube de Natação de Torres Novas

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Sonho realizado

Nuno Vicente concluiu com êxito a realização do sonho.
Após algumas adversidades físicas o nadador alcançou a costa francesa ao fim de 11 hora e 36 minutos.

Parabéns Nuno.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O "Sonho" de Nuno Vicente com previsão

Nuno Vicente anunciou no seu blog "O Sonho da Mancha", a previsão para a partida.

O atleta do clube de natação de Torres Novas, prevê iniciar a travessia às 23:30 do próximo dia 14, quinta-feira, que o levará a fazer grande parte do trajecto (cerca de 6 horas), em completa escuridão.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Nuno Vicente à beira do SONHO...

O nadador do Clube de Natação de Torres Novas, Nuno Vicente encontra-se desde o dia 2 de Agosto em Inglaterra com a namorada Filipa Cartaxo, para concretizar o principal objectivo dos últimos dois anos de treino; a Travessia do Canal da Mancha!



NOTICIAS DO CANAL DA MANCHA
No dia 7 de Agosto, o técnico Pascoal Mendes juntou-se ao Nuno e a Filipa e neste momento, tudo está pronto para a grande Travessia, apenas as condições meteorológicas impedem a saída para no mar. As previsões mais recentes apontam para uma possível tentativa de Travessia para quinta-feira, no entanto e apesar da tecnologia e das constantes actualizações das previsões, a experiência dos pilotos prevalece uma vez que são eles que determinam a data e hora de saída para o mar.

Os treinos tem decorrido de forma positiva e a espera para a tentativa tem sido tranquila.

Esperamos trazer óptimas noticias no próximo artigo, até lá, podem acompanhar o dia-a-dia em http://osonhodamancha.blogspot.com/


Publicado por CNTN - Clube de Natação de Torres Novas

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Miguel Arrobas conclui com êxito a travessia da Mancha

O Nadador Miguel Arrobas da Associação de nadadores dos Estoris concluiu com êxito a travessia do Canal da Mancha, 9 horas e 30 minutos foi o tempo que necessitou para nadar o percurso entre a costa britânica e a Fracesa, menos 30 minutos que aquilo que se propusera efectuar.

Parabéns Miguel...

Visite o Blog com toda a informação.