terça-feira, 28 de julho de 2009

Congresso da FINA declara "Fim" à polémica dos fatos

A Federação Internacional de Natação (FINA) decidiu na passada sexta 27 em Roma proibir o uso de fatos de banho que ajudem a aumentar a velocidade, a flutuabilidade e resistência dos nadadores, mas só a partir de 2010, anunciaram fontes da organização.

A FINA vai também restringir as dimensões dos fatos de banho, assim como o uso das bandas terapêuticas sobre a pele dos nadadores, esclarecendo que estas medidas entrarão em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2010.

Para homens o tamanho do fato pode vir a ser limitado da cintura ao joelho enquanto para as senhoras o tamanho irá do ombro ao joelho.

Foi ainda proibida a utilização de quaisquer materiais não têxteis na confecção dos fatos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

CNTN Notícias

O Clube de Natação de Torres Novas participou nos passados dias 3, 4 e 5 de Julho nos Campeonatos Regionais Categorias e Absolutos da Associação de Natação do Distrito de Santarém, prova que decorreu na piscina de 50 m de Rio Maior.

Campeões, Recordes e Pódios para todos os gostos!
Estes Campeonatos Regionais são organizados pela ANDS e reservados aos clubes filiados nesta associação. Disputam-se ao longo de 3 dias de competição em 5 sessões definem os Campeões Regionais das categorias de Infantis, Juvenis e Absolutos (nesta categoria competem juntos os Juniores e Seniores), surgindo como a ultima prova da época desportiva de âmbito regional para os nadadores destes escalões, sendo a ultima oportunidade de alcançar mínimos para os Campeonatos Nacionais ou como ultimo teste antes dos Nacionais para aqueles que atingiram os mínimos.

O Clube de Natação de Torres Novas obteve o maior número de Campeões Distritais, um total de 29 títulos! Conseguimos ainda 18 vice campeões e 6 terceiros lugares. A juntar a estes resultados realçamos ainda 1 título, 2 segundos e 1 terceiro lugar da nadadora individual Márcia Carvalho que desde o início do ano integra o grupo de treino do CNTN.
Destaque para a Marta Vinagre que com 7 vitórias e 2 recordes distritais (100 mariposa e 400 estilos) foi a nadadora com mais títulos individuais, e para os campeões distritais, Tania Cabaço, Diogo Lopes, Soraya Matias, João Miguel, Duarte Policarpo, Fábio Samouco, André Vicente, Nuno Bruno, João Oliveira, Pedro Serra, João Mestre e Gonçalo Brites. As estafetas de 4x50 Estilos Absolutos, e 4x200 livres e 4x100 livres registaram também elas novos máximos distritais!
Embora não tenham subido ao pódio, destacamos também pela excelente evolução registada, as nadadoras Mariana Cruz e Mafalda Farinha que estão igualmente de parabéns pelos resultados alcançados ao longo deste Campeonato e desta época.

Cadetes em Sines

No próximo fim-de-semana os nossos Cadetes (nadadores dos 8 aos 12 anos) vão representar a nossa cidade no VI Torneio Circuito de Cadetes, ultima prova deste Circuito, que vai decorrer em Sines. Após esta prova que vai decorrer no Sábado, está prometido um convívio nas belas praias desta zona do país a fim de premiar estes jovens nadadores e todos aqueles que os apoiaram ao longo desta excelente época desportiva!