quarta-feira, 11 de junho de 2008

Aquapolis 2008 - Águas Abertas

Realizou-se no fantástico cenário Aquapolis em Abrantes o " I Águas Abertas - Abrantes".

Integrado no programa de festas da cidade a prova contou com a presença entre os participantes de alguns dos atletas mais credenciados da modalidade em Portugal, entre os quais Arseniy Lavrentyev do SAD, atleta recentemente apurado para os 10 Km em águas abertas dos Olimpicos de Pequim.
Como previsto no programa realizaram-se as provas de 400 m, destinada a todos os atletas, nascidos a partir de 1998 e a prova de 3000 m destinada a atletas federados nascidos a partir de 1994.
Na prova de 400m participaram 92 atletas (40 femininos e 52 Masculinos), para muitos dos quais este terá sido o primeiro contacto com as águas abertas.
Na prova masculina assistimos a uma prova com um final disputadissimo com os seis primeiros a chegarem colados, a vitória foi de Bruno Ruas do Cube Futebol os Belenenses seguido por Francisco Cirurgia do Sport Algés e Dafundo e Fábio Samouco do clube de Natação de Torres Novas. No sector feminino a vitória foi de Luisa Fonseca do Leixões Sport Clube seguida de Isa Penas do Benedita Sport Clube e Ana Serôdio da ANAM.

Nos 3000m e no sector masculino masculinos assistiu-se a uma prova bastante muito disputada pelos mais credenciados terminando num fantástico sprint entre Arsenit Lavrentyev e Duarte Mourão do Sport Algés e Dafundo, levando o primeiro a melhor com uma vantagem não superior a meio metro, na terceira posição classificou-se Daniel Viegas do Clube de Natação da Amadora.




No sector feminino a vitória foi de Daniela Pinto do Vitória Sport Clube, seguida de Lara Pinheiro e Marta Saraiva, ambas em representação da Sociedade Filarmónica União Piedense.



No final a organização convidou todos os participantes para a prova da caça ao pato, onde partindo de uma plataforma flutuante colocada a meio do rio Tejo, os nadadores teriam que partir à caça do pato cuja colocação na água coincidia com o sinal de partida.

Foram alguns momentos de divertimento para a maioria com os experientes patos colocados em prova a dificultarem ao máximo a sua captura. O olimpico Arseniy demonstrou que para além de óptimo nadador é também um perspicaz caçador já que conseguiu a captura do segundo pato lançado ao desafio.


Sem comentários: