terça-feira, 10 de junho de 2008

Clube de Natação de Torres Novas - Farilhões a Peniche

Decorreu no passado dia 8 de Junho uma travessia a nado entre os Farilhões (Ilhas que pertencem ao arquipélago das Berlengas) e Peniche. O Nadador Nuno Vicente do CNTN foi um dos dois Heróis que concluiu esta prova.

MAR DURO E VISITA DOS GOLFINHOS
Esta travessia nunca seria fácil para ninguém, basta para tal referir que a temperatura média foi de 16ºC (variou entre os 13ºC e os 17ºC), que a distância a percorrer em linha recta era superior a 24km, que os nadadores não usaram fatos térmicos ou ainda que nunca foi permitido qualquer contacto físico com o barco que proporcionasse momentos de descanso. Mas o que o Atlântico nos reservou nesse dia foi um verdadeiro teste para o próximo desafio, a ondulação atingiu nalguns momentos os 2.5/3 metros, o vento soprava forte em sentido contrário, chegar às Berlengas nos barcos de apoio foi para muitos dos elementos do staff de apoio uma aventura arrepiante que deixou muitas dúvidas sobre a viabilidade de realização desta travessia. Apesar de cientes das condições que iriam enfrentar, os nadadores decidiram lançar-se na mesma ao mar com o objectivo de chegar a Peniche. O vento e a forte ondulação forçaram a algumas desistências no staff de apoio e acompanhantes e a um desvio da rota inicialmente traçada, pelo que estimamos que tenham sido nadados perto de 28/29 km.
Felizmente e tal como aconteceu no ano passado, os golfinhos decidiram dar um pequeno apoio e animaram nadadores e staff cerca de 40 minutos depois da partida. Chegaram a nadar muito perto do Nuno e do Miguel.

MAIS DE 27000 BRAÇADAS PARA O NUNO NUMA TRAVESSIA INÉDITA!
Apesar de todas as dificuldades acima descritas o “Vice” esteve imparável e manteve um ritmo constante de 64 a 68 braçadas por minuto durante às 7 horas e 5 minutos que levou a realizar esta travessia, o que dá um total de cerca de 27000 braçadas para concluir esta aventura!
Os nomes do Nuno e do Miguel ficam assim mais uma vez ligados às travessias nunca antes realizadas e a Peniche.

CADETES FORAM ENORMES NA CHEGADA!
Á semelhança do que aconteceu no ano passado, a chegada ao porto de recreio de Peniche foi memorável, com centenas de pessoas a aplaudir os “Heróis do dia”. Entre eles temos que destacar a equipa de Cadetes do CNTN que “liderou” a recepção aos nadadores e que foram recompensados com um abraço especial do capitão “Vice” que apesar de cansado e com frio fez questão de ir agradecer o apoio dos colegas mais novos do CNTN.

EMBAIXODORES DO ANO DO GOLFINHO…
Todas as travessias realizadas por estes nadadores pretendem alertar para questões ambientais. As travessias realizadas em Peniche estão associados as comemorações do Ano Internacional do Golfinho e as Nações Unidas reconheceram a importância destes dois nadadores, nomeando-os Embaixadores do Ano Internacional do Golfinho!

…e da Berlenga
Em reconhecimento da importância para a divulgação das Berlengas e do valor das travessias realizadas em Peniche por estes nadadores, o Presidente da Câmara Municipal de Peniche (entidade que organiza e apoia estes eventos) nomeou ainda estes nadadores Embaixadores das Berlengas.

CANAL DA MANCHA EM AGOSTO
É já no início do Mês de Agosto que o Nuno e Miguel irão tentar atravessar os 34 km do Canal da Mancha.
A travessia Farilhões – Peniche constituiu o último evento de preparação para o Canal da Mancha e podemos dizer que foi um teste muito positivo.
Até lá, ainda há muitos treinos!



Esta publicação é da responsabilidade do CNTN - Clube de Natação de Torres Novas

Sem comentários: