terça-feira, 17 de junho de 2008

Clube de Natação de Torres Novas

AQUAPOLIS E TORNEIO DO FUTURO

O Clube de Natação de Torres Novas participou no passado dia 10 de Junho, em Abrantes, na “I Travessia Aquapolis”, evento que mostrou potencial para crescer e atrair cada vez nadadores de Águas Abertas.
Já no dia 14 de Junho, foi a vez da Selecção Distrital de Cadetes entrar em acção, estando o CNTN representado na convocatória pelo jovem nadador Dário Matias.




AQUAPOLIS COM ESTREIAS E SENIORES ESPECIAIS


O CNTN participou nos 400 metros com os seus nadadores mais novos, Dário Matias, Gustavo Brites, Pedro Coelho, Marco Miguel e Raquel Cruz, acompanhados pelos mais experientes Fábio Samouco, Duarte Policarpo, João Miguel, Tania Cabaço e Soraya Matias.
Destacamos as estreias da Ângela Mira e Guilherme Reis que mostraram que estão aptos para o próximo passo.
Tivemos ainda algumas participações especiais de pais e treinadores do CNTN, nomeadamente Paulo Coelho, Fausto Matias, José Paiva e Pascoal Mendes.
Nos 3000 metros os nadadores Diogo Brito e André Vicente tiveram um bom desempenho. Esta prova foi vencida pelo nadador Olímpico que irá representar Portugal em Pequim, Arseniy Lavrentyev.




DÁRIO MATIAS NA SELECÇÃO DISTRITAL

Dário Matias, Cadete do CNTN, foi convocado para integrar a selecção ANDS que participou no “Torneio do Futuro”, prova organizada pela ANDS, que contou com o apoio da CM Golegã e que decorreu no dia 14 de Junho. Estiveram representadas 5 selecções distritais, a ANDS obteve um bom 2º lugar, atrás da Selecção de Lisboa que venceu este Torneio.
O Dário, nadador mais novo desta convocatória, teve um desempenho muito satisfatório, tal como todos os colegas de Selecção.



Esta publicação é da responsabilidade do CNTN - Clube de Natação de Torres Novas

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Heróis do Mar

O Jornal desportivo Record testemunhou o feito do Nuno Vicente e do Miguel Arrobas e apelidou-os de Heróis do Mar.

Segundo o "Caldas Online", António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, vai propor que Cavaco Silva e José Sócrates reconheçam públicamente estes dois nadadores.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Aquapolis 2008 - Águas Abertas

Realizou-se no fantástico cenário Aquapolis em Abrantes o " I Águas Abertas - Abrantes".

Integrado no programa de festas da cidade a prova contou com a presença entre os participantes de alguns dos atletas mais credenciados da modalidade em Portugal, entre os quais Arseniy Lavrentyev do SAD, atleta recentemente apurado para os 10 Km em águas abertas dos Olimpicos de Pequim.
Como previsto no programa realizaram-se as provas de 400 m, destinada a todos os atletas, nascidos a partir de 1998 e a prova de 3000 m destinada a atletas federados nascidos a partir de 1994.
Na prova de 400m participaram 92 atletas (40 femininos e 52 Masculinos), para muitos dos quais este terá sido o primeiro contacto com as águas abertas.
Na prova masculina assistimos a uma prova com um final disputadissimo com os seis primeiros a chegarem colados, a vitória foi de Bruno Ruas do Cube Futebol os Belenenses seguido por Francisco Cirurgia do Sport Algés e Dafundo e Fábio Samouco do clube de Natação de Torres Novas. No sector feminino a vitória foi de Luisa Fonseca do Leixões Sport Clube seguida de Isa Penas do Benedita Sport Clube e Ana Serôdio da ANAM.

Nos 3000m e no sector masculino masculinos assistiu-se a uma prova bastante muito disputada pelos mais credenciados terminando num fantástico sprint entre Arsenit Lavrentyev e Duarte Mourão do Sport Algés e Dafundo, levando o primeiro a melhor com uma vantagem não superior a meio metro, na terceira posição classificou-se Daniel Viegas do Clube de Natação da Amadora.




No sector feminino a vitória foi de Daniela Pinto do Vitória Sport Clube, seguida de Lara Pinheiro e Marta Saraiva, ambas em representação da Sociedade Filarmónica União Piedense.



No final a organização convidou todos os participantes para a prova da caça ao pato, onde partindo de uma plataforma flutuante colocada a meio do rio Tejo, os nadadores teriam que partir à caça do pato cuja colocação na água coincidia com o sinal de partida.

Foram alguns momentos de divertimento para a maioria com os experientes patos colocados em prova a dificultarem ao máximo a sua captura. O olimpico Arseniy demonstrou que para além de óptimo nadador é também um perspicaz caçador já que conseguiu a captura do segundo pato lançado ao desafio.


terça-feira, 10 de junho de 2008

Clube de Natação de Torres Novas - Farilhões a Peniche

Decorreu no passado dia 8 de Junho uma travessia a nado entre os Farilhões (Ilhas que pertencem ao arquipélago das Berlengas) e Peniche. O Nadador Nuno Vicente do CNTN foi um dos dois Heróis que concluiu esta prova.

MAR DURO E VISITA DOS GOLFINHOS
Esta travessia nunca seria fácil para ninguém, basta para tal referir que a temperatura média foi de 16ºC (variou entre os 13ºC e os 17ºC), que a distância a percorrer em linha recta era superior a 24km, que os nadadores não usaram fatos térmicos ou ainda que nunca foi permitido qualquer contacto físico com o barco que proporcionasse momentos de descanso. Mas o que o Atlântico nos reservou nesse dia foi um verdadeiro teste para o próximo desafio, a ondulação atingiu nalguns momentos os 2.5/3 metros, o vento soprava forte em sentido contrário, chegar às Berlengas nos barcos de apoio foi para muitos dos elementos do staff de apoio uma aventura arrepiante que deixou muitas dúvidas sobre a viabilidade de realização desta travessia. Apesar de cientes das condições que iriam enfrentar, os nadadores decidiram lançar-se na mesma ao mar com o objectivo de chegar a Peniche. O vento e a forte ondulação forçaram a algumas desistências no staff de apoio e acompanhantes e a um desvio da rota inicialmente traçada, pelo que estimamos que tenham sido nadados perto de 28/29 km.
Felizmente e tal como aconteceu no ano passado, os golfinhos decidiram dar um pequeno apoio e animaram nadadores e staff cerca de 40 minutos depois da partida. Chegaram a nadar muito perto do Nuno e do Miguel.

MAIS DE 27000 BRAÇADAS PARA O NUNO NUMA TRAVESSIA INÉDITA!
Apesar de todas as dificuldades acima descritas o “Vice” esteve imparável e manteve um ritmo constante de 64 a 68 braçadas por minuto durante às 7 horas e 5 minutos que levou a realizar esta travessia, o que dá um total de cerca de 27000 braçadas para concluir esta aventura!
Os nomes do Nuno e do Miguel ficam assim mais uma vez ligados às travessias nunca antes realizadas e a Peniche.

CADETES FORAM ENORMES NA CHEGADA!
Á semelhança do que aconteceu no ano passado, a chegada ao porto de recreio de Peniche foi memorável, com centenas de pessoas a aplaudir os “Heróis do dia”. Entre eles temos que destacar a equipa de Cadetes do CNTN que “liderou” a recepção aos nadadores e que foram recompensados com um abraço especial do capitão “Vice” que apesar de cansado e com frio fez questão de ir agradecer o apoio dos colegas mais novos do CNTN.

EMBAIXODORES DO ANO DO GOLFINHO…
Todas as travessias realizadas por estes nadadores pretendem alertar para questões ambientais. As travessias realizadas em Peniche estão associados as comemorações do Ano Internacional do Golfinho e as Nações Unidas reconheceram a importância destes dois nadadores, nomeando-os Embaixadores do Ano Internacional do Golfinho!

…e da Berlenga
Em reconhecimento da importância para a divulgação das Berlengas e do valor das travessias realizadas em Peniche por estes nadadores, o Presidente da Câmara Municipal de Peniche (entidade que organiza e apoia estes eventos) nomeou ainda estes nadadores Embaixadores das Berlengas.

CANAL DA MANCHA EM AGOSTO
É já no início do Mês de Agosto que o Nuno e Miguel irão tentar atravessar os 34 km do Canal da Mancha.
A travessia Farilhões – Peniche constituiu o último evento de preparação para o Canal da Mancha e podemos dizer que foi um teste muito positivo.
Até lá, ainda há muitos treinos!



Esta publicação é da responsabilidade do CNTN - Clube de Natação de Torres Novas

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Venha de lá então esse Canal da Mancha…

Nuno Vicente e Miguel Arrobas cumpriram prova de fogo durante os cerca de 24Km que separam os Farilhões de Peniche, naquele que terá sido o derradeiro e um dos mais duros testes na preparação da travessia do canal da Mancha agendado para Agosto próximo.
Nem o estado do mar que ultrapassou as piores expectativas, demoveu ou desencorajou os dois nadadores do objectivo a que se haviam proposto. Nuno Vicente cumpriu a distância em 7 horas e 5 minutos enquanto Miguel Arrobas gastou mais 48 minutos.

Nuno Vicente declarou á Lusa, “Apanhámos muito vento, uma nortada brutal e ondas de 2,5 metros, num percurso que acabou por ser maior que os 24 quilómetros previstos, talvez na ordem dos 26. Se estiverem estas condições na Mancha, nem as autoridades locais permitem que entremos na água" reforçando que as "perspectivas são risonhas".

Por seu turno Miguel Arrobas referiu que as condições com que se depararam foram muito duras, mas constituíram um excelente teste confessando à Lusa, "A água estava muito fria, eu acabei por andar nas últimas duas horas em total sofrimento" e que "as condições eram difíceis, mas superá-las foi muito bom".

sábado, 7 de junho de 2008

6º Meeting Internacional de Loulé

O dominio colectivo foi da Federacion Andaluza com um total de 773 pts, seguida do Clube de natação da Amadora com 492 pts e da Danish Federation com 402 pts.

Melhores Performances masculinas:
Duarte Mourão - SAD - 200 Estilos - 866 pts
Alexandre Agostinho - Portinado - 50 Livres - 861 pts
Simão Morgado - CNA - 50 Mariposa - 845 pts

Melhores Performances Femininas:
Diana Gomes - CNA - 100 Bruços - 864 pts
Duane Marce - FA - 200 Bruços - 861pts
Concepcion Diaz - FA - 50 Bruços - 841 pts


Resultados: Classificação colectiva, Estatística de medalhas, Multimedalhados , Medalhas por prova, Melhores performances

Desafio Farilhões - Peniche

Miguel Arrobas e Nuno Vicente em preparação para o Canal da ManchaMiguel Arrobas e Nuno Vicente são os dois nadadores que no próximo dia 8, domingo, vão percorrer cerca de 24 Kms que separam Farilhões de Peniche, com o apoio do Champanhe Mumm e integrado no Festival Sabores do Mar 2008.Esta é a última etapa de preparação para um desafio maior: a Travessia do Canal da Mancha que terá lugar em Agosto, durante a qual os dois nadadores vão enfrentar, um de cada vez, as águas que separam França da Inglaterra.Nadar entre Farilhões (uma das ilhas rochosas que compõe o arquipélago das Berlengas) e Peniche implica percorrer cerca de 3,7 km/horas - o equivalente a 50/60 braçadas por minuto, praticamente sem parar durante cerca de 6 horas – e enfrentar ondas que poderão chegar aos dois metros de altura, profundidades que variam entre os 30 e os 120 metros e temperatura de água que não deverá ultrapassar os 16 ºC.Os dois nadadores prevêem partir de Farilhões às 11h00 e concluir o percurso por volta das 17h00.

Fonte - Infordesporto

Fato LZR com concorrência

Depois dos 30 recordes do mundo estabelecidos desde o início do ano por nadadores portadores dos fatos LZR, da Speedo, depressa as outras marcas mundiais meteram pés ao caminho, procurando responder ao fenómeno norte-americano.Precursora dos fatos inteiros, a Arena, com os seus Power Skin, parecia ser quem mais sofria. Até ontem, data da aprovação do seu novo "Power Skin-R-Evolution +" pela federação internacional (FINA), o que promete conferir maior igualdade aos nadadores nos Jogos Olímpicos. O primeiro grande teste será já na próxima semana, quando os fatos forem estreados naquele que é o mais importante circuito mundial privado de provas de natação, o Mare Nostrum, disputado em Barcelona, Canet e Mónaco, e onde marcarão presença algumas das principais figuras da natação mundial.

Entretanto também a Adidas e a Mizuno viram os seus novos fatos aprovados pelo comité técnico da FINA, fatos também construídos sem costura e numa única peça, à imagem e semelhança dos LZR, que são fabricados pela portuguesa Petratex, em Paços de Ferreira.

Entretanto, e numa resposta à política elitista da Speedo, que tem resisitido à obrigação de colocar à disposição de todos o seu fato, a Arena anunciou que não existirão restrições de vendas. Quem quiser, poderá nadar com o "Revenge".

Fote: O jogo

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Clube de Natação de Torres Novas - Notícias

I CAMPEONATO NACIONAL MASTER DE AGUAS ABERTAS

O Nadador Nuno Vicente do Clube de Natação de Torres Novas, participou no passado dia 1 de Junho de 2008, no I Campeonato Nacional Master de Águas Abertas, na cidade de Faro.

VICE CAMPEÃO NACIONAL
Em fase de preparação final para a tão aguardada Travessia do Canal da Mancha, o Nuno Vicente tem ainda tempo para participar em tudo o que é relativo às águas abertas.
No passado dia 1, o Nuno garantiu o 2º lugar absoluto e do respectivo escalão, numa prova de 3000 metros que decorreu no mar e que lhe deu o titulo de Vice Campeão Nacional do escalão 25-29 anos dos Masters.

Resultados


PENICHE DIA 8 DE JUNHO
No dia 8 de Junho, o Nuno irá fazer uma travessia entre os Farilhões (Ilha que faz parte do arquipélago das Berlengas) e Peniche, nadando cerca de 24 km. A semelhança do que aconteceu no ano passado, espera-se grande afluência para assistir à chegada do nosso nadador ao porto de recreio de Peniche. O CNTN irá estar presente, venha aproveitar um dia na praia e apoiar o Nuno à chegada (prevista entre as 16h00 e 17h00).


DÁRIO MATIAS NO ESTAGIO ANDS
Nos dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2008, decorreu o estágio de Cadetes da ANDS com vista à definição da Selecção Distrital do Torneio do Futuro que irá decorrer no dia 14 de Junho nas piscinas da Golegã. O CNTN esteve representado na convocatória através do nadador Dário Matias que cumpriu um óptimo momento de preparação.


10 DE JUNHO….TODOS AO TEJO!
No dia 10 de Junho, a equipa de Cadetes do CNTN vai participar na prova de águas abertas Aquapolis em Abrantes.
A equipa de Absolutos vai estar representada pelo nadador Diogo Brito que vai participar nos 3 km.


Esta publicação é da responsabilidade do CNTN - Clube de Natação de Torres Novas